segunda-feira, 20 de julho de 2009

E se eu não for um Peruzzolo?

Pois é, iniciei a árvore genealógica dos Peruzzolos há uns 8 anos, bem devagar, sem pressa nenhuma. Na época eu havia feito minha cidadania italiana pela família de minha mãe, Andrighetti. Fui desaconselhado a procurar pelos Peruzzolo pois havia incendiado um ou dois cartórios onde estavam registrados nascimentos e casamentos de antepassados e seria mais difícil.
Com cidadania garantida, não me preocupei tanto em procurar pelos Peruzzolos, até porque pensava que poderia ter alguma alteração nos nosmes, como por exemplo o tio Oreste tem como sobrenome Perussolo, e mais alguns parentes de Estação e Getúlio Vargas.
Com a popularização da internet e dos sítios de comunicação, principalmente o orkut e do próprio MSN, fui procurando e encontrando mais e mais Peruzzolo por este Brasil a fora, e todos se encaixando na árvore que eu havia iniciado.
Quando encontrava um Peruzzolo, explicava o que eu estava fazendo e pedia ajuda, muitos me ajudaram e ouvi tantas histórias que já teria material para escrever um livro, isso se eu tivesse este dom.
Por último aconteceram dois fatos que podem mudar um pouco o rumo de tudo o que sabemos, primeiro recebi um e-mail de Reinaldo Coelho de Andrade dizendo o seguinte:
Eu estou comecendo agora , ...............são 5 irmãos que vieram da Itália , se alojaram em Rondinha , Campo Largo (Paraná).
Meu bisavo da Italia ...Angelo Peruzzolo(original sobrenone deve ser), meu avo João Perussolo e minha mãe Elvira Perussolo.
Em Campó Largo temos muito descendentes que assinam Perussolo e Perussulo, sendo o original sobrenome Peruzzolo que encontrei agora na internet e eu nem sabia .....
Eu gosto e estudo os imigrantes venetos , leio tambem o jornal o Correio Riograndense de Caxias do Sul.

Io parlo un po 'di Italiano, sono stato in Italia per 2 volte( 32 ani fa). Mia madre ha parlato con il dialetto veneziano que adesso TALIAN in Brasile.Se di voi sono interessati allora possiamo comunicare.

Reinaldo Coelho de Andrade


Como vemos, parece ter mais Peruzzolo por aí, com grafias iguais e com pequenas alterações.

E em segundo lugar, recebi um depoimento da Suellen, pelo orkut, que foi atrás dos Peruzzolo de nossa família e nos trás uma surpresa, vejam o depoimento dela:

Olá Sr. Marcos. Excelente trabalho, mas lembre-se que não somos PERUZZOLO e sim PARUZZOLO, senão você não vai chegar em lugar algum.
Sou filha do Célio João Paruzzolo.
Tive que fazer a retificação do meu nome, e para isso precisei retificar conjuntamente as certidões do meu avó e meu pai.
Minha árvore para a cidadania tem início em GIUSEPPE PARUZZOLO - nascido em VOLPAGO, provincia de TREVISO. Que se casou com ROSA MARTINI e vieram ao BRASIL e tiveram um filho chamado JOÃO PARUZZOLO - nascido em GARIBALDI - RS, casou-se com VICTORINA SANGALLI em ENCANTADO - RS, que passou a assinar VICTORINA PARUZZOLO e tiveram um filho chamado GERMANO PARUZZOLO, que nasceu em GETÚLIO VARGAS - RS, e casou-se em CACIQUE DOBLE - RS com CECILIA NADYR ANDRIGHETTI, que passou a assinar CECILIA NADYR PARUZZOLO, que faleceu em LAGES - SC, mas antes tiveram um filho chamado CÉLIO JOÃO PARUZZOLO, que é meu pai, que não casou com minha mãe ESOLETE CLAUDINO.
Espero que tenhas compreendido minhas explicações e que elas contribuam.

Tentei contato novamente com ela mas não consegui, na realidade queria agradecer muito a pesquisa dela, se por um lado altera o nome que estamos acostumados a ouvir há MUITO tempo, por outro trás a cidade da Itália onde surgiram, pelo menos para nós, nossos antepassados.
Na realidade, trocando o nome Paruzzolo por Peruzzolo, o texto não seria de um tanto estranho, somente que não ativeram somente um filho, o João, e sim vários, e ele casou novamente e teve mais alguns, o Giuseppe. E o João não teve somente o Germano como filho, e sem o Germano e mais 13, e o Germano não teve somente um filho, mas 7 com a Nadyr e mais um no segundo casamento.
Vou continuar em outra ocasião contando um pouco da história dos Peruzzolo, agora sabendo que na origem foram Paruzzolo.